sexta-feira, 10 de maio de 2013

Grafite - A arte das ruas!!!

Esse plano de aula tem como principal objetivo despertar no aluno um interesse pelo universo das artes visuais, por meio do grafite, como forma de manifestação artística mais próxima de sua realidade. Além da apreciação artística, o grafite é portador de valores capazes de potencializar, nas mais variadas linguagens, as diferentes formas de comunicação com o mundo.


Turmas: 1801 (Realfa) e 7.601 (NCM)



Objetivos
Conhecer a história , obras e características da Arte Grafite
Compreender e perceber o Grafite como uma produção e manifestação artística urbana
Entender a relação entre Grafite e Pichação, seus pontos em comum, suas diferenças e suas intencionalidades

Conteúdo
Grafite
Pichação






Introdução
O homem sempre procurou representar, por meio de imagens, a realidade que o rodeia e na qual está inserido, fazendo dessa representação um instrumento de comunicação social. E isso também ocorre em nossa realidade local. Observando nosso contexto sócio-educacional percebemos o quanto o grafismo, nas suas mais variadas formas, está presente na vida dos nossos alunos e em nosso meio, não como expressão da arte, mas na maioria das vezes, como forma de pichação.

Estratégia
Em primeiro momento foi solicitado aos alunos que falassem de suas compreensões sobre Arte Grafite e Pichação, e argumentado a estes, se reconheciam suas diferenças e semelhanças.
Foi apresentado diversos vídeos sobre Arte Grafite, com isso os alunos puderam entender o grafite como uma expressão artística desenvolvida e realizada nas cidades, tendo movimento iniciado nos Estados Unidos, na década de 70, denominado Hip Hop, tendo portanto, uma compreensão geral de sua história, temas, formas de realização e características. 


Alunos da Turma 1801 em fase de produção
Atividade
As atividades foram realizadas em duas etapas. No primeiro trabalho, cada aluno coloriu seu próprio nome, retratando a presença das letras na Arte Grafite.




 No segundo trabalho, os alunos pintaram desenhos com representação caricatas dos personagens sob forte influência do elemento da cultura Hip Hop.



As expressões estéticas dessa arte procuram refletir o cotidiano das ruas, procurando retratar as constantes mudanças e cores dos lugares urbanos representados.

Ao final, os trabalhos foram expostos em mural no pátio da escola.

"Perder tempo em aprender coisas que não interessa, priva-nos de descobrir coisas interessantes."
Carlos Drummond de Andrade




2 comentários: